Sem categoria

Gosta de torta de limão?

Dia desses o João Marcelo me pede: Mãe, faz aquele doce de limão? A gente estava na fazenda, sem os apetrechos necessários, prometi fazer assim que possível. A gente faz diumtudo pra agradar marido, filhos e sogra e o aniversário dela é a ocasião perfeita… Essa é a torta mais fácil que existe, não tem nada extraordinário, mas curiosamente faz super sucesso por essas bandas.

Todos os ingredientes devem ser de boa qualidade então nem vou citar marcas. Sempre uso amêndoas, “um tanto” é a medida que corresponde a uma pazinha lá da barraca da feira. Como era tarde e a feira estava fechada, comprei o último pacote de avelãs que sobrou na prateleira do mercado. Acho que eram uns 200g ou “dois tantos” analisando cientificamente na base do olhômetro.

Para a massa tostei as avelãs, tirei a pele e piquei grosseiramente, misturei com um pacote e meio de biscoito de maisena bem trituradinho e peneirado. Juntei cerca de 2 xícaras de manteiga com sal mesmo (era a que tinha) e amassei até que se eu apertasse na mão, a massa ficasse unida. Fiz a casquinha no pirex e coloquei no forno 15min mais ou menos.

(aqui cabe dizer que tirei a pele da avelã apenas porque deixei tostar demais e ela – a pele – ficou amarguinha e saindo sozinha, senão fosse isso teria ido direto. Também uso amêndoas e nunca retiro a pele apesar de sempre deixar tostar)

Para o recheio usei 3 latas de leite condensado e o correspondente a uma lata de suco de limão. Coloquei tudo no liquidificador e bati bem. E finalmente para a cobertura usei 5 claras e 10 colheres de sopa de açúcar. Aqui é importande dizer que de acordo com experiências prévias, sai mais rápido bater a clara em neve primeiro e apenas depois adicionar o açúcar.

Depois que aprendi essa receita nunca mais fiz outro doce, mas dá pra variar trocando o limão por maracujá…

Fez a receita? Poste aqui o resultado para eu ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *