Sem categoria

Feliz Dia do Saci!

Por uma brincadeira do destino o meu hobby é tipicamente americano, então nessa época do ano pipocam kits com o tema do Halloween. Não tenho nada contra a festa e pelo contrário, se tivéssemos esse costume no Brasil eu com certeza me fantasiaria e aos meninos e ia pra rua pedir doces. Cosme e Damião em setembro E outubro.

O que eu não sabia é que hoje também é o Dia do Saci e, patriotismos à parte, acho ridículo terem escolhido exatamente hoje para essa comemoração. Se quiserem digam que sou aculturada, eu não ligo porque não acho que seja esse o caso. Sempre vejo pessoas falando mal nos dias atuais sobre como os americanos impõe sua cultura e valores ao mundo. Talvez seja chocante para alguns, mas não foram eles que inventaram a colonização – cultural inclusive.


O Saci

Sou a favor do Dia do Saci. Cresci ouvindo as histórias do folclore brasileiro, acreditando que eu poderia capturar um deles com uma peneira – João Marcelo acredita também – e tendo medo do Boitatá e Homem do Saco. Mas logo cedo também tive contato com outras mitologias e – pasmem! – nunca achei que uma excluísse ou fosse superior à outra. Em relação ao Dia das Bruxas já falei acima.

Nada contra essas tentativas toscas de “prestigiar o folclore brasileiro”, o Saci merece um dia só dele. Só acho que temos outros 364 dias no ano pra escolher…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *